PX/PY


    Instalação de PX na viatura

 

    Já dizia o filósofo contemporâneo Abelardo Barbosa: “quem não se comunica se estrumbica” acompanhe essa série de dicas para melhorar a sua performace da sua estação móvel off road..

 

 

    1 – Qual antena usar? De preferência à antenas do tipo barra fixa não bobinadas, conhecidas por Maria Mole, apesar da estética discutível, elas proporcionam cerca de 50% a mais de rendimento que a melhor das antenas bobinadas disponíveis no mercado. Não pense que você precisa do PX apenas para falar perto no comboio, as vezes o comboio é grande ou precisa se separar, portanto já que é para ter um PX instalado na viatura, o faça de maneira eficiente.

 

    2 – Instalação, Procure instalar um circuito próprio da bateria ao rádio, para evitar interferências indesejadas. Use sempre fusível, e nada de emendas ou gambiarras, use conectores de boa isolação, pois umidade e solavancos são sempre companheiros de um jipe ...

 

    Que fusível usar ??? Lembre-se que num circuito elétrico o fusível deve proteger o circuito que por sua vez deve alimentar a carga, certo? Se o rádio tem potência máxima de 7 w, a partir da fómula :

    P=U x i ,onde:


P (potência) = U (diferença de potencial elétrico, vulgo voltagem) X i (corrente elétrica)


    Temos a seguinte situação: 7=13,8 x i , ou seja a corrente necessária para alimentar o PX é de aproximadamente 0,5 a , essa corrente para chegar ao aparelho passa pelo fios, logo esses cabos devem ser capazes de transportar 0.5 a com folga, para não aquecerem, ou seja: o cabo deve ser capaz de transportar 0,7 ou 1 A de corrente, para termos uma margem de segurança.

 

    Para proteger esse cabo no caso de curtos ou sobrecargas, temos que usar um fusível de capacidade inferior à do cabo, para queimar antes que o cabo danifique, mas superior a demanda de carga do rádio, para não queimar nos picos de transmissão. Ou seja: nesse exemplo usado, poderíamos ter um rádio de 7w com um cabo que suporte 2 A de corrente, com um fusível de 1 A .

 

    3- Instalando a antena: o ideal seria a instalação sobre o centro do teto, mas como isso não é lá muito viável sugiro a instalação mais alta possível (principalmente se ela for bobinada) e longe da lataria (muito difícil pelo design dos jipes...)

 

    Lembre-se que o negativo da antena (malha do cabo) deve ser aterrado , e o positivo (miolo do cabo) não. Estanhe essas conexões para não haver folgas, e de tempos em tempos de uma revisada.

 

    Procure colocar o cabo de forma a ficar com a ponta meio virada para baixo, para evitar a entrada de água dentro do cabo que altera a impendância mandando a “estacionária” para o espaço.

 

    Tente passar o cabo por dentro do jipe até chegar ao rádio e não por baixo, assim ele ficará mais protegido.

 

    Não faça emendas nos cabos.

 

    Como tudo o que vai em um jipe, prenda o aparelho de maneira eficiente ou ele se voltará contra você mais cedo ou mais tarde...