Ubatuba praias Lagoinha, Bonete, Fortaleza e Cedro

    Ubatuba é realmente uma cidade priveligiada, o encontro da Mata-Atlântica com o mar desenha paisagens inesquecíveis, dentre as inúmeras opções de passeios, vamos abordar um treeking de cerca de duas horas à beira mar que pode também ser feito de bike ...

     O nosso de partida é a Praia da Lagoinha, que dista cerca de 20 km do centro de Ubatuba no sentido de Caraguá, praia de areia clara e águas calmas, com boa infra estrutura comercial, não deixe de conhecer as "ruinas da lagoinha", restos de uma fazenda de cana de açucar aberto à visitação.

     A trilha começa no lado esquerdo da praia, atravesse um riacho com cerca de meio metro de profundidade e siga pela trilha que acompanha a costa, observe as aves e os desenhos das gigantescas teias que as aranhas tecem no percurso, após cerca de dez minutos de caminhada você estará na praia pequena do Bonete, ou simplesmente prainha, trata-se de uma praia inclinda (de tombo) porém sem correnteza, boa para a prática do mergulho livre pois há muitas pedras no local. A sombra das árvores chega até a areia, onde é possível saborear peixe frito na hora pelos pescadores que lá vivem...

     Lá não há rede de energia elétrica e o acesso é apenas a pé ou barco. Seguindo adiante por um caminho que permite uma visão priveligiada de toda a Enseada do Mar Virado, chegaremos em cerca de meia hora à praia do Bonete, praia paradisíaca praticamente deserta, de areia fofa e também inclinada.

    A próxima praia é a Grande do Bonete, onde teremos outra vila de pescadores, atravesse o riacho e você terá duas opções, pela direira você irá para a praia da Fortaleza, à esquerda conhecerá as praias do Cedro e Deserta, caso tenha dificuldade em localizar o início da trilha, pergunte à alguém, são pessoas simples e simpáticas que terão prazer em ajudar.

     Independente da sua escolha descanse um pouco antes de começar, pois a subida é meio forte, porém o visual lá do alto compensa. A praia do Cedro é fantástica para o mergulho livre, pois à sua esquerda tem uma piscina natural repleta de ouriços e estrelas e à direita uma laje de pedra mar adentro à divide da praia Deserta.

   

  A praia da Fortaleza também é muito boa para o mergulho, pois uma sequência de pedras formam uma infinidade de tocas e esconderijos, lar de muitas criaturas interessantes, além de ter visibilidade muito boa para uma área costeira.