Núcleo Engordador

    Recebeu este nome pois no século XVII o local era uma fazenda onde era realizada a "engorda" do gado que ali chegava, com o passar dos tempos a reagião passou a ser conhecida por engordador.
Faz parte das instalações do parque o antigo reservatório que fazia o abastecimento de água na capital, bem como a casa de máquinas para o bombeamento, além das trilhas:

 

    A trilha da Cachoeira : possui aproximadamente 6,5 km, cujo percurso passa por algumas cachoeiras e cruza o Rio Engordador diversas vezes. Na sua parte mais alta encontra-se o antigo tanque de captação d'água da Sabesp.

    A trilha do Macuco : possui cerca de 700 m de percurso leve, passando por entre os canos que fa-ziam parte do antigo sistema de abastecimento de água. Acompanha riacho, permite visualizar solo hi-dromórfico e mata ciliar.

    A trilha de Mountain Bike : com 1.400m de percurso variando de leve à ingreme, passando por espécies da mata Atlântica demonstrando ao final o contraste do ambiente natural com a Torre de Furnas necessária a transmissão de energia elétrica, seu objetivo educacional é justamente a reflexão sociedade moderna x natureza. É a única trilha para prática de ciclismo, todas as outras são para caminhadas.

 

    Como Chegar:

    Acesso pela Rodovia Fernão Dias, até o Km 79 sentido SP-BH, entrar na alça de acesso para a Av. Coronel Sezefredo Fagundes, n.º 19.100 - sentido Mairiporã. Próximo à Pedreira Itacema (Pedreira Santana).

 

   Assista a matéria do programa Repórter Eco da Tv cultura sobre o núcleo:  mms://videos.tvcultura.com.br/reportereco-videos/20070819-nucleoengordador-150k.wmv